Quando tentamos viver da maneira que Jesus ensinou, experimentamos mais paz e luz em nossas vidas. Ao fazer o que é certo, sentiremo-nos melhor sobre nós mesmos.

Como sabemos, o filho pródigo foi recebido de volta por seu compassivo pai. (Lucas 15: 11-20)
Muitos de nós somos como o filho pródigo, confusamente sinuosos ao longo da vida, escolhendo caminhos obscuros e tomando decisões insensatas. Algumas de nossas escolhas nos trazem experiências valiosas de vida. Mas, muitas vezes, nossas escolhas tolas só trazem tristeza e pesar para nós e nossas famílias.
Stanley Ellis, um líder religioso, diz: "Vemos tantos no mundo de hoje vivendo em confusão, ou pior, vagando por caminhos proibidos e sofrendo desnecessariamente as consequências de más escolhas.”.
Felizmente, há uma senda clara e simples de seguir enquanto trilhamos o caminho através da vida. Jesus Cristo nos mostrou o caminho correto para se viver. Ele providenciou para nós claros preceitos e doutrinas. Seus ensinamentos não são destinados a impedir ou restringir-nos, mas sim para nos ajudar a viver bem e sermos felizes.
Jesus é "o caminho, a verdade e a vida." (João 14:6).
Como os ensinamentos de Jesus nos mostram a maneira certa de viver nossas vidas?
Jesus nos ensinou a amar e servir uns aos outros
De seus ensinamentos na Bíblia aprendemos a honrar nossos pais e amar nossos filhos. Aprendemos que devemos nos apegar aos nossos cônjuges. Ajudar as pessoas em necessidade, visitar e ajudar os doentes e idosos são outras coisas que Jesus ensinou. Cabe a nós ensinar nossos filhos a desenvolver empatia pelos outros. Podemos também ensiná-los a honrar seus pais, respeitar e servir outras pessoas.
Jesus ensinou a castidade antes do casamento e a fidelidade durante o casamento
"O Senhor tem o seu modo ou o modo certo de amar. As vozes do mundo podem dizer que o que realmente importa é que duas pessoas se amam... Ele, no entanto, nos ensina além: que há uma maneira autorizada e um tempo para expressar esse amor”, diz Ellis. Reservar o sexo para o casamento e permanecer fiel a nosso cônjuge impede a mágoa e as complicações associadas a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, a confiança prejudicada e famílias desfeitas.
Jesus nos ensinou a criar os filhos
Durante sua vida na terra, Jesus era muito compassivo com as crianças. Defendeu-as e, por seu exemplo, nos ensinou a sermos pacientes e amorosos para com as crianças. Os pais têm a obrigação de ensinar a seus filhos o certo e o errado. Ellis nos lembra que, "o que acontece dentro de casa é muito mais importante do que aquilo que nossos filhos encontram do lado de fora."
Jesus nos ensinou a orar
Os discípulos de Jesus, muitas vezes, testemunharam suas orações. Somos ensinados a orar para que possamos aproximar-nos de Deus. Se quisermos dar graças, se precisarmos de ajuda em uma determinada situação ou apenas conforto após um dia ruim, podemos voltar-nos para Deus em oração. "Nosso Pai Celestial nos conhece, nos ama e quer nos ajudar. Ele sabe a melhor forma de fazê-lo. Não somos órfãos espirituais!” Diz Ellis.
Ele ensinou o autocontrole
Jesus nos ordenou a nos abster de mentir e roubar. Ele ensinou que não devemos ser ociosos, mas envolvidos em boas obras. Cristo também advertiu contra cobiçar as coisas materiais e cônjuges de outras pessoas. Quando somos obedientes aos seus mandamentos e moderados em nossos apetites e paixões, crescemos espiritualmente. Sentimos paz em fazer o que é certo.
Ao considerarmos o exemplo de Jesus Cristo, há dezenas de outros ensinamentos que poderíamos acrescentar a esta lista. Nenhum de nós passa pela vida sem cometer erros e cair em caminhos obscuros. Mas como o filho pródigo, Jesus nos acolhe de volta quando vacilamos. Podemos nos arrepender e ser perdoados por nossos erros. Ao seguirmos o seu exemplo e tentar viver à sua maneira, lembramos de Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Em todos os teus caminhos reconhece-O, e Ele endireitará as tuas veredas.”
Taduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 ways Jesus showed us how to live, de Megan Gladwell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário